top of page

Meu nome é Andrea F. G. Pimenta, 51 anos, mora em Belo Horizonte/ MG. Fui diagnosticada como deficiente imunológico primário (DIP) aos 37 anos. Mas minha luta vem de muito tempo. Só consegui esse diagnóstico depois de mais de 25 pneumonias, uma delas com bactéria hospitalar, inúmeras sinusites, otites, infeções de garganta e intestinais.

Sempre fui uma criança e uma adolescente frágil, mas tudo piorou aos 25 anos, quando tive minha primeira filha Fabiana. As infecções pioravam a cada ano e não conseguiam o diagnóstico. Foram muitos médicos, sem vitória. Nesses tempos difíceis, contava com o meu sempre guardião, meu marido, Fabiano e meus pais, Marcos e Laila. Aos 33 anos, tive minha segunda filha, Barbara. E aí as coisas pioraram. Com a saúde debilitada e sem diagnóstico, pensei que não poderia ver minhas filhas crescerem. Então, aos 37 anos, encontrei o médico, Dr. Jorge Andrade Pinto, imunologista, que iria mudar minha vida...

Fui diagnostica por ele com a Imunodeficiência primária congênita. Custei pra decorar esse nome, para mim era tudo muito estranho. Comecei a tomar a imunoglobulina humana endovenosa, no Ambulatório Orestes Diniz, referência no tratamento e exclusivamente SUS. Lá encontrei várias pessoas iguais a mim é hoje faço parte da Associação Nacional dos Portadores da Imunodeficiência congênita (ANPIC). Fiz muitos amigos! Assim, com diagnóstico e medicação certa, fui melhorando e ficando forte. Atualmente além da imunoglobulina, faço uso de antibiótico profilático, azitromicina. Cuido-me muito bem! No menor sinal de infecção procuro os médicos. Acho que isso faz a diferença. Há seis meses estou usando imunoglobulina Tegeline. Com essa medicação tenho tipo efeito colateral na hora da infusão. E depois de 18 meses sem infeção, elas voltaram. Hoje, o que eu mais luto e quero é um diagnóstico mais rápido para os todos pacientes com suspeita de Imunodefiência congênita, facilidade para os pacientes do interior na infusão e o medicamento de melhor qualidade. Por isso #eulutopelaimuno de qualidade para todos!

 

bottom of page