
Sou Vera Lúcia Bernardo tenho 57 anos e tenho Imunodeficiência Primária.
Aos 15 dias de nascida tive minha 1º Pneumonia e dai em diante tive varias infecções, só comecei a andar aos quatro anos de idade e tive uma infância com muitos problemas de saúde.
Em 1988 descobri que tinha Bronquiectasias Bilateral. Em 2001 o médico começou a pesquisar o motivo de eu ter tantas infecções, fazia sempre rodízio de Antibiótico, 15 dias usando e 15 dias sem usar, passei por sete internações nesse mesmo ano decorrentes das infecções.
O médico começou a pesquisar o motivo e chegou ao diagnostico de Imunodeficiência Primária. Quando recebi o diagnostico comecei tratamento com Imunoglobulina Humana e pesava 35 kg, depois de 3 anos de tratamento não usava mais bombinhas e antibióticos e estava pesando 58 kg e estava bem.
Há quatro anos atrás em 2011 os médicos perceberam que o meu organismo estava produzindo as imunoglobulinas.
Eles começaram aumentar o período entre uma infusão e outra, faziam infusão de 2 em 2 meses, depois de 3 em 3 meses, e agora resolveram suspenderas infusões por tempo indeterminado..
Tenho esperança que eu não precise mais fazer as infusões e a doenças fique estabilizada e quem sabe curada, queria muito que tivesse mais pesquisas e estudos para as imunodeficiências primárias, principalmente para casos como o meu, que voltei a produzir as imunoglobulinas...
Vera Lúcia Bernardo
Paciente do Hospital do UFRJ
